sábado, 26 de novembro de 2016

Tipos de solos e suas formações

Tipos de solos e suas formações

Fonte:http://conhecimentopratico.uol.com.br/

Solo é um recurso natural não renovável. Formado por partículas minerais e orgânicas que cobre a maior parte das rochas da superfície e tem espessura variável. Ela é a camada mais fina da Crosta terrestre. Composto por minerais, matéria orgânica, ar, água.                       
Principais tipos de solo em escala mundial:

Fonte:http://cmpa-2011.omeuforum.net/t7-solos-genese-e-estrutura


Os solos formam-se a partir da  decomposição da "Rochas mãe" (rocha de origem). Isso implica dizer que no início não existe solos na Terra apenas grandes grupos rochosos que foram desgastados pelo clima pela ação da água e dos ventos e também pelos seres vivos, sobretudo as plantas com essa lenta degradação formou-se os sedimentos que se mantêm aglomerados e compõem os solos esse processo de origem e construção dos solos é chamada de pedogênese. A formação dos solos levou milhões de anos, aspectos relacionados com seu material de origem e as interferências naturais e antropológicas proporcionadas sobre eles. Para uma melhor fixação desse fenômeno natural confira o esquema a seguir:

O - Camada de restos de animais e plantas,A - primeiro horizonte mineral mais escuro por conter mais húmus que os horizontes,B e C.B - Parte que possui grande desagregação de rochas da Rocha mãe,C - Formado por rochas pouco desagregadas da Rocha mãe.

Rocha mãe que é submetida ao intemperismo que provoca a degradação de sua estrutura dando origem ao solo.
Os solos podem se classificar se conforme a origem e a influência da vegetação e do relevo.                       

-Classificação quanto à origem:                      

1 - Eluviais : quando a rocha se decompôs e se atirou para a formação do solo se encontra no mesmo local.                       
2 - Aluviais : quando solos foram formados por rochas localizadas em outros locais que graças a ações do vento da água foram transportados para outro local.                       

- Classificação quanto a formação :                     

Zonais - são solos bem desenvolvidos que reflete a influência do clima e dos organismos ativos em sua formação. Formam-se em terrenos de boa drenagem, a declive suave e sobre as rochas de origem.                       
Azonais - São solos mal  desenvolvidos. Solos com pouco tempo de formação (neossolos) ou devido ao tipo de material rochoso e relevo. Esses elementos influenciam mais que o clima.                       
Interzonais - Reflete muito pouco a influência do clima e dos seres vivos e sofrem influência do material de origem e do relevo. Formam-se a partir de erosão no local e de sedimentos de outros locais. Dividem-se em solos salinos e solos hidromórficos:                       
Solos salinos: caracteriza-se pela alta taxa de sais solúveis próprios de regiões áridas e próximo ao mar, possui baixa fertilidade e também chamados de halomórficos.                       
Solos hidromórficos: localiza-se perto de rios e lagos que por este motivo tem uma alta umidade. Uma curiosidade sobre esse solo, é que sua fertilidade depende do índice de umidade, quanto mais úmido menos fértil.

FONTES:http://m.mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/formacao-dos-solos.htm
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © GEOGRAFIA EM FOCO | Suporte: Mais Template