sábado, 26 de novembro de 2016

Campos Sulinos

Campos Sulinos

Fonte:http://meioambiente.culturamix.com/
Os campos sulinos se espalham por terra da Argentina, Uruguai e do Brasil, em específico o Rio Grande do Norte ele abrange cerca de 170 mil km². Também conhecidos como “Pampas” a palavra de origem indígena que significa "região plana". Os Pampas também fazem parte de campos mais altos e áreas que parecem mais uma savana.
Fonte:https://rsurgente.wordpress.com/tag/rede-campos-sulinos/

-FAUNA:

A fauna dos Pampas é muito rica, em relação à biodiversidade de espécies de animais incluindo espécies raras e ameaçadas de extinção. Neste bioma foram encontradas 102 espécies de mamíferos como ratos d'água, cervos e lobos, 50 tipos de peixes e 476 espécies de aves além de outras espécies que ainda não foram encontrados.


Cervo-Dos-Pampas, Fonte:http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Ecologia/Ecologia5_2.php


Fonte:https://www.todamateria.com.br/animais-do-pampa/

-VEGETAÇÃO:

                A vegetação arbustiva nessa área tem por causa o fogo e o pastoreio. Como a vegetação Campestre que parece um imenso tapete verde. A vegetação fica mais densa e rica nas encostas. Além das gramíneas, á outros tipos de vegetação como os cactos e Bromeliáceas, que tem espécies exclusivas da região. 

-SOLO:

O solo dos Pampas é muito fértil, por esse motivo que esta região tem uma grande porcentagem de atividades agrícolas. Essa região possui áreas com solos do tipo "Terra Roxa" chamada assim devido à denominação dos Italianos que vieram para o Brasil para trabalhar na lavoura. Por ser uma cor avermelhada, os italianos chamavam de terra "rossa" do italiano rosso que significa vermelho. Os brasileiros que não sabiam falar a língua confundiam o rosso com roxo.
Este solo resulta de milhões de anos de decomposição de rochas basálticas, muito ricas em nutrientes como o ferro responsável pela coloração. O hectare pode variar de 30 mil a 40 mil reais sendo a terra mais cara do Brasil.                        
Algumas áreas dos Pampas estão sofrendo processo de desertificação, devido ao desmatamento de sua vegetação nativa para a formação de monocultura ou pastos. 

-RELEVO:

O relevo dos Pampas é suavemente ondulado tem uma boa parte de predominância de planícies, mas encontram-se algumas colinas na região conhecida como as “coxilhas”. Cavernas e grutas são comuns, temos como exemplo a "Pedra do Segredo", em Caçapava do Sul, tendo 160 metros de altura e Três cavernas em seu interior.
"Pedra do Segredo", Fonte: http://turismocacapavadosul.com.br/atracoes-turisticas/pedra-do-segredo/
              Os Pampas é um bioma do país a ocupar em específico o estado, o Rio Grande do Sul, compondo 63% do território gaúcho.

-HIDROGRAFIA:


O Pampa apresenta duas bacias hidrográficas principais: a Costeira do Sul e a do rio da Prata. Santa Maria, Uruguai, Jacuí, Ibicuí e o Vacacaí são rios importantes deste bioma.
O rio Uruguai nasce na Serra Geral e se forma através da junção dos rios Canoas e Pelotas, na divisa entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Tem sua foz na bacia da Prata. Sua extensão total é de 1770 km. O rio Uruguai tem um grande potencial hidrelétrico.
O rio Jacuí tem sua nascente a menos de 500m da do rio Passo Fundo e a menos de 900m das do rio do Peixe e Guaporé. E Deságua no delta do Jacuí, que é um conjunto de canais, ilhas e pântanos que forma o lago Guaíba. As águas então seguem para a Lagoa dos Patos e, daí, para o oceano Atlântico. O Jacuí tem grande importância por onde passa, sendo usado em irrigação e, por meio da pesca e extração de areia, serve de sustento para famílias.
Os rios do bioma Pampa ou Campos Sulinos apresentam grande potencial hidrelétrico, além de possuírem boas condições para navegação. Existem também muito lagos e lagoas próximas ao litoral. A lagoa dos Patos situada no estado do Rio Grande do Sul é um exemplo, com 265 km de comprimento, 60 km de largura e 7m de profundidade na sua quota máxima. Estendendo-se paralelamente ao Oceano Atlântico, é a maior laguna do Brasil e a segunda da América Latina.                       

-CLIMA: 

O clima da região é o subtropical úmido. Sendo assim, nos campos sulinos, os verões são quentes, podendo chegar a 35°C, os invernos são frios, podendo chegar a temperaturas menores que 0°C, e chove regularmente durante todo o ano.
           É a região do Brasil com a maior amplitude térmica do país, isto é, onde há maior variação de temperatura.
           Não existe estação seca. Nos tempos de frio podem ocorrer geadas e até mesmo a nevar em alguns locais mais ao sul.

Fontes:http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=965&sid=2
http://www.brasilescola.uol.com.br
http://www.ecoa.unb.br/probioea/guia/index.php/campos-sulinos
http://web.archive.org/web/20121229122422/http://www.ibama.gov.br:80/ecossistemas/campos_sulinos.htm
http://www.almacarioca.com.br/pampas.html
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © GEOGRAFIA EM FOCO | Suporte: Mais Template