sábado, 26 de novembro de 2016

Geomorfologia


Geomorfologia

Fonte:http://www.aquafluxus.com.br/

A geomorfologia é um ramo da ciência que tem como objetivo o estudo da irregularidade da Terra, as diversidades e formas de relevo. Ela tem que estudar todos os fenômenos que ocorrem e interfere diretamente na formação do relevo. Tem responsabilidade de informar as causas e ocorrência de um determinado tipo de relevo, leva- se em consideração os agentes internos e externos modeladores do relevo.                       
A sociedade vê a geomorfologia como uma possibilidade de estudo para prevenção de acontecimentos que possam prejudicar a vida de muitas pessoas. As tecnologias podem nos mostrar quais as áreas de melhor ocupação e aquelas de maior risco além de saber se o solo naquele local é propício à agricultura ou outras informações importantes.                       
O estudo nessa área do conhecimento é muito importante, pois afeta diretamente as pessoas. Pode-se saber onde construir casas, prédios, fábricas, estradas, pontes, plantações, pastagens e muitos outros casos. É no relevo que acontecem todos os fatos (acontecimentos) em relações a sociedade.                       

A falta de conhecimento e de tecnologia leva a vários acontecimentos que podem ocasionar mortes Como podemos ver na seguinte reportagem do G1:                        
Fonte:www.g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2016/11/deslizamento-de-terra-deixa-dois-mortos-em-petropolis-rj
 Fontes:http://m.mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/a-geomorfologia.htm                        http://m.brasilescola.uol.com.br/geografia/geomorfologia.htm

Tipos de solos e suas formações

Tipos de solos e suas formações

Fonte:http://conhecimentopratico.uol.com.br/

Solo é um recurso natural não renovável. Formado por partículas minerais e orgânicas que cobre a maior parte das rochas da superfície e tem espessura variável. Ela é a camada mais fina da Crosta terrestre. Composto por minerais, matéria orgânica, ar, água.                       
Principais tipos de solo em escala mundial:

Fonte:http://cmpa-2011.omeuforum.net/t7-solos-genese-e-estrutura


Os solos formam-se a partir da  decomposição da "Rochas mãe" (rocha de origem). Isso implica dizer que no início não existe solos na Terra apenas grandes grupos rochosos que foram desgastados pelo clima pela ação da água e dos ventos e também pelos seres vivos, sobretudo as plantas com essa lenta degradação formou-se os sedimentos que se mantêm aglomerados e compõem os solos esse processo de origem e construção dos solos é chamada de pedogênese. A formação dos solos levou milhões de anos, aspectos relacionados com seu material de origem e as interferências naturais e antropológicas proporcionadas sobre eles. Para uma melhor fixação desse fenômeno natural confira o esquema a seguir:

O - Camada de restos de animais e plantas,A - primeiro horizonte mineral mais escuro por conter mais húmus que os horizontes,B e C.B - Parte que possui grande desagregação de rochas da Rocha mãe,C - Formado por rochas pouco desagregadas da Rocha mãe.

Rocha mãe que é submetida ao intemperismo que provoca a degradação de sua estrutura dando origem ao solo.
Os solos podem se classificar se conforme a origem e a influência da vegetação e do relevo.                       

-Classificação quanto à origem:                      

1 - Eluviais : quando a rocha se decompôs e se atirou para a formação do solo se encontra no mesmo local.                       
2 - Aluviais : quando solos foram formados por rochas localizadas em outros locais que graças a ações do vento da água foram transportados para outro local.                       

- Classificação quanto a formação :                     

Zonais - são solos bem desenvolvidos que reflete a influência do clima e dos organismos ativos em sua formação. Formam-se em terrenos de boa drenagem, a declive suave e sobre as rochas de origem.                       
Azonais - São solos mal  desenvolvidos. Solos com pouco tempo de formação (neossolos) ou devido ao tipo de material rochoso e relevo. Esses elementos influenciam mais que o clima.                       
Interzonais - Reflete muito pouco a influência do clima e dos seres vivos e sofrem influência do material de origem e do relevo. Formam-se a partir de erosão no local e de sedimentos de outros locais. Dividem-se em solos salinos e solos hidromórficos:                       
Solos salinos: caracteriza-se pela alta taxa de sais solúveis próprios de regiões áridas e próximo ao mar, possui baixa fertilidade e também chamados de halomórficos.                       
Solos hidromórficos: localiza-se perto de rios e lagos que por este motivo tem uma alta umidade. Uma curiosidade sobre esse solo, é que sua fertilidade depende do índice de umidade, quanto mais úmido menos fértil.

FONTES:http://m.mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/formacao-dos-solos.htm

Hidrografia: As águas que movem o mundo.

HIDROGRAFIA

Fonte:http://trabalhobelize.blogspot.com.br/

O Brasil é um dos maiores complexos hidrográficos do mundo apresentando rios e lagunas de grande extensão.  Grande parte dos rios nasce em regiões pouco elevada com exceção do Rio Amazonas e de alguns outros que nascem na Cordilheira dos Andes.              
Exemplo de formação, Fonte: http://www.cetesb.sp.gov.br/
Curiosidade: O Brasil possui 8% de toda água doce que está na superfície da terra ele possui também a maior bacia fluvial do mundo a amazônica. Ele é responsável por despejar no oceano um quinto da água doce do mundo.
Fonte:http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Hidrografia/
Fontes:http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Hidrografia/
            https://www.significados.com.br/hidrografia/

Campos Sulinos

Campos Sulinos

Fonte:http://meioambiente.culturamix.com/
Os campos sulinos se espalham por terra da Argentina, Uruguai e do Brasil, em específico o Rio Grande do Norte ele abrange cerca de 170 mil km². Também conhecidos como “Pampas” a palavra de origem indígena que significa "região plana". Os Pampas também fazem parte de campos mais altos e áreas que parecem mais uma savana.
Fonte:https://rsurgente.wordpress.com/tag/rede-campos-sulinos/

-FAUNA:

A fauna dos Pampas é muito rica, em relação à biodiversidade de espécies de animais incluindo espécies raras e ameaçadas de extinção. Neste bioma foram encontradas 102 espécies de mamíferos como ratos d'água, cervos e lobos, 50 tipos de peixes e 476 espécies de aves além de outras espécies que ainda não foram encontrados.


Cervo-Dos-Pampas, Fonte:http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Ecologia/Ecologia5_2.php


Fonte:https://www.todamateria.com.br/animais-do-pampa/

-VEGETAÇÃO:

                A vegetação arbustiva nessa área tem por causa o fogo e o pastoreio. Como a vegetação Campestre que parece um imenso tapete verde. A vegetação fica mais densa e rica nas encostas. Além das gramíneas, á outros tipos de vegetação como os cactos e Bromeliáceas, que tem espécies exclusivas da região. 

-SOLO:

O solo dos Pampas é muito fértil, por esse motivo que esta região tem uma grande porcentagem de atividades agrícolas. Essa região possui áreas com solos do tipo "Terra Roxa" chamada assim devido à denominação dos Italianos que vieram para o Brasil para trabalhar na lavoura. Por ser uma cor avermelhada, os italianos chamavam de terra "rossa" do italiano rosso que significa vermelho. Os brasileiros que não sabiam falar a língua confundiam o rosso com roxo.
Este solo resulta de milhões de anos de decomposição de rochas basálticas, muito ricas em nutrientes como o ferro responsável pela coloração. O hectare pode variar de 30 mil a 40 mil reais sendo a terra mais cara do Brasil.                        
Algumas áreas dos Pampas estão sofrendo processo de desertificação, devido ao desmatamento de sua vegetação nativa para a formação de monocultura ou pastos. 

-RELEVO:

O relevo dos Pampas é suavemente ondulado tem uma boa parte de predominância de planícies, mas encontram-se algumas colinas na região conhecida como as “coxilhas”. Cavernas e grutas são comuns, temos como exemplo a "Pedra do Segredo", em Caçapava do Sul, tendo 160 metros de altura e Três cavernas em seu interior.
"Pedra do Segredo", Fonte: http://turismocacapavadosul.com.br/atracoes-turisticas/pedra-do-segredo/
              Os Pampas é um bioma do país a ocupar em específico o estado, o Rio Grande do Sul, compondo 63% do território gaúcho.

-HIDROGRAFIA:


O Pampa apresenta duas bacias hidrográficas principais: a Costeira do Sul e a do rio da Prata. Santa Maria, Uruguai, Jacuí, Ibicuí e o Vacacaí são rios importantes deste bioma.
O rio Uruguai nasce na Serra Geral e se forma através da junção dos rios Canoas e Pelotas, na divisa entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Tem sua foz na bacia da Prata. Sua extensão total é de 1770 km. O rio Uruguai tem um grande potencial hidrelétrico.
O rio Jacuí tem sua nascente a menos de 500m da do rio Passo Fundo e a menos de 900m das do rio do Peixe e Guaporé. E Deságua no delta do Jacuí, que é um conjunto de canais, ilhas e pântanos que forma o lago Guaíba. As águas então seguem para a Lagoa dos Patos e, daí, para o oceano Atlântico. O Jacuí tem grande importância por onde passa, sendo usado em irrigação e, por meio da pesca e extração de areia, serve de sustento para famílias.
Os rios do bioma Pampa ou Campos Sulinos apresentam grande potencial hidrelétrico, além de possuírem boas condições para navegação. Existem também muito lagos e lagoas próximas ao litoral. A lagoa dos Patos situada no estado do Rio Grande do Sul é um exemplo, com 265 km de comprimento, 60 km de largura e 7m de profundidade na sua quota máxima. Estendendo-se paralelamente ao Oceano Atlântico, é a maior laguna do Brasil e a segunda da América Latina.                       

-CLIMA: 

O clima da região é o subtropical úmido. Sendo assim, nos campos sulinos, os verões são quentes, podendo chegar a 35°C, os invernos são frios, podendo chegar a temperaturas menores que 0°C, e chove regularmente durante todo o ano.
           É a região do Brasil com a maior amplitude térmica do país, isto é, onde há maior variação de temperatura.
           Não existe estação seca. Nos tempos de frio podem ocorrer geadas e até mesmo a nevar em alguns locais mais ao sul.

Fontes:http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=965&sid=2
http://www.brasilescola.uol.com.br
http://www.ecoa.unb.br/probioea/guia/index.php/campos-sulinos
http://web.archive.org/web/20121229122422/http://www.ibama.gov.br:80/ecossistemas/campos_sulinos.htm
http://www.almacarioca.com.br/pampas.html

Vulcanismo

VULCANISMO

Fonte: http://www.todoestudo.com.br/wp-content/uploads/2016/08/vulcanismo.jpg
O vulcanismo é uns fenômenos geológicos que ocorrem no interior da Terra para a superfície quando o magma é expelido pra fora em formato de lava juntamente com gases e fumaça. Vulcanismo é o termo utilizado para designar uma cadeia de acontecimentos e elementos vulcânicos.                       
Esta acontece pelo fato de conter pressão e temperatura muito elevadas no subsolo. Outro fator que contribui para a formação e atividades deles é devido ao fato de que eles estão localizados nos limites das placas tectônicas.
Fonte:

Seus efeitos são tão devastadores que podem levar à morte de pessoas que moram perto de vulcões, em razão dos gases, fumaça, explosões e etc. As lavas expelidas contribuem para formação do relevo.
Fonte: G1.com

Fonte: g1.globo.com/mundo/noticia/2016/03/vulcao-no-alasca-entra-em-erupcao-e-lanca-cinzas-mais-de-6-mil-metros
Fonte: http://m.brasilescola.uol.com.br/geografia/vulcanismo.htm

Climatologia: Características Gerais

CLIMATOLOGIA

Fonte:http://www.norteverdadeiro.com/

A climatologia é uma ciência que estuda o clima e o tempo. A climatologia é uma ciência muito importante, pois ela influencia muito na vida de várias pessoas e em nossas atividades como agricultura, economia, comércio e etc. Que depende muito dos dados para tomar atitudes.                       
Há uma diferença entre o clima e o tempo:                       

Clima - O clima demora muito tempo para ser definido, geralmente de 30 a 35 anos por isso o motivo que o estudo do que é bastante complexo e envolve diversos fatores como a humana.                       
 Em seguida você vai ver uma imagem dos tipos de clima do Brasil que são mais comuns :

Fonte:http://www.estudopratico.com.br/climas-do-brasil-tipos-e-mapa/

                                              
Tempo - Está relacionada com situações momentâneas que podem variar ao longo do dia, esta característica faz com que programas jornalísticos da TV, programas de rádio e em sites da internet mostrem dados do tempo ao longo do dia com relações a umidade, temperatura, nebulosidade, precipitação e outros fatores.                       

Fonte:http://arquidiocesebh.org.br/site/noticias.php?id_noticia=3376

                                               
Com tudo isso, podemos perceber que a climatologia nos ajuda bastante no nosso dia-a-dia prevendo quando vai chover quando vai fazer sol, nos previne diz constrangimentos como, por exemplo, quando vamos á praia e logo em seguida chove no local usando uma decepção. A climatologia também ajuda a nós recebemos o aumento ou a diminuição de temperatura em nosso planeta que é um fato muito discutido na atualidade por conta do efeito estufa.                       

Fontes: http://m.suapesquisa.com/o_que_e/climatologia.htm, www.infoescola.com/ciencias/climatologia/, Albuquerque, M. M., Bigotto, J. F., & Vitiello, M. A. (2010). Geografia: Sociedade e Cotidiano. São Paulo: Escala educacional s/a.

Principais Bacias Hidrográficas

Principais Bacias Hidrográficas

Fonte:http://www.pensamentoverde.com.br/

Bacias hidrográficas são áreas drenadas por um rio principal com seus afluentes e subafluentes. Os limites entre bacias hidrográficas acontecem em partes altas do terreno e dispersam as águas no local que é chamado de divisores de águas.
O Brasil possui uma das maiores reservas de água do Globo no caso o Rio Amazonas. O que explica a enorme importância geopolítica e econômica desta região.

Figura 1- Trajeto do Rio Amazonas, Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Amazonas

Curiosidades: este rio nasce nas cordilheiras dos Andes, junto ao vulcão Misti no sul do Peru a 4000 metros acima do nível do mar. O Rio Amazonas é maior que o Rio Nilo, com 7025 quilômetros, ele é o maior do mundo em volume de água, ele despeja 175 milhões de litros de água por segundo, ele tem 1100 afluente ao longo de sua extensão. Os principais são Iça, Japurá, Negro, Jari, Paru, Xingu, Tocantins, Coari Urubu entre outros.
Fonte: Atlas Geográfico escolar. 4.ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2007.

Fontes: http://guiadoscuriosos.uol.com.br/categorias/5373/1/10-curiosidades-sobre-o-rio-amazonas.html
             Albuquerque, M. M., Bigotto, J. F., & Vitiello, M. A. (2010). Geografia: Sociedade e Cotidiano. São Paulo: Escala educacional s/a.

Cartografia

CARTOGRAFIA


Fonte:http://fatocurioso.com.br/


A cartografia é um conjunto de estudos e operações científicas, artísticas e técnicas que se baseia em observações diretas ou análise documentação pra a elaboração e preparação de cartas, planos e etc. A mesma faz o uso do saber científicos e técnicos, mas também recorre às expressões artísticas.
Alguns exemplos de mapas é o de Bedolina, datado de 500 anos A.C. e o mapa de Medeba, elaborado na segunda metade do século VI.


Figura 1- Mapa de Bedolina, Disponível em: <http://www.geografia.seed.pr.gov.br/>
Figura 2- Fonte:http://www.universal.org.ar/lugares-de-la-biblia-medeba

      Este mapa é uma das representações cartográficas urbanas mais antigas que se conhecem. Nesta representa a cidade de Jerusalém e foi elaborado em um mosaico no qual se podem observar algumas casas. A Organização das construções até mesmo as ruas da ideia de uma cidade.                        
Esses mapas representam uma forma de saber. Eles representam uma forma de poder, pois esses mapas levavam os navegadores a diversos locais que tinham muitas riquezas ou rotas que diminuíam o tempo de viagem, com isso temos que ver que os navegadores viam esses mapas com símbolo de poder.
Esses mapas históricos buscavam trazer aspectos centrais do que estava sendo representado. Os mais representados eram os lugares sagrados e politicamente importantes.
Figura 3- Exemplo de mapas existentes na Idade Média
Na Idade Média, os europeus elaboravam mapas para o restante do mundo por meio de sua visão. Eles achavam que o mar era repleto de Monstros, este é o motivo das pessoas nesta época terem medo de adentrar nos oceanos.
No período medieval as reapresentações cartográficas era caracterizado pela beleza dos ideogramas e pictogramas que no geral não tinha preocupação de  mostrar a realidade, mais sim , demonstrar a visão daquela época.

Fontes:
Albuquerque, M. M., Bigotto, J. F., & Vitiello, M. A. (2010). Geografia: Sociedade e Cotidiano. São Paulo: Escala educacional s/a.


   

1ª Semana do Meio Ambiente: Resumo Geral

1ª Semana do Meio Ambiente

Fonte:http://www.ifpb.edu.br/
Durante os dias 01 e 03 de Junho ocorreu o evento da 1ª Semana do Meio Ambiente do Campus Esperança, onde neste evento ocorreram palestras e oficinas sobre o tema, além de que durante esta semana ocorreu o projeto de extensão Tema em Foco, que abordou o tema da Crise Hídrica e para encerrar houve uma excursão didática para auxiliar ao tema central do evento.
No primeiro dia do evento ocorreu uma palestra do professor da UFPB, PRODEMA, Reinaldo Lucena, abordando o tema do “Meio Ambiente e Sociedade”, além de um debate com debatedor convidado, João Alyson Carvalho, da UPE/Mata Norte, sobre a “Crise Hídrica”.
Palestra do professor Reinaldo Lucena. Fonte: www.facebook.com.br/

No segundo dia ocorreu a amostra e apresentação dos trabalhos e alguns projetos produzidos pelos estudantes e professores do campus. No qual, um deles foram sobre a qualidade da água na sede temporária do Campus Esperança, feito pelo aluno Jônatas Duarte.
Por fim, no ultimo dia do evento ocorreu uma excursão didática para a Mata do Pau-Ferro, onde os professores João Paulo Aragão (Que ministra a disciplina de Geografia), e o professor João Paulo França (Que ministra a disciplina de História), relataram sobre a importância daquele local para a sociedade e o meio ambiente, além de uma visita ao Campus II Areia da UFPB.
Visita ao Campus II Areia.

Após isto ocorreu uma visita a Associação Vó Maria, onde lá foi relatado um pouco do que as mulheres associadas realizam, e para o encerramento do evento ocorreu uma plantação de 5 mudas de Ipê Amarelo na sede em construção do Campus Esperança.
Foto do encerramento,ao fundo a sede em construção do Campus.
Fonte: www.ifpb.edu.br

Qual é o papel do Clima na Natureza?

Papel do Clima na Natureza

Fonte:http://www.fixabay.com/
É indiscutível o fato de que o clima está presente em nosso dia a dia, um exemplo disto seria as vestimentas regionais, tornando assim do clima um obstáculo à vida humana, no qual o ser humano deveria se adaptar a ela, que é algo que não ocorre rotineiramente.
O clima pode ser facilmente perceptível de região para região, um exemplo seria alguém sair do sul do Brasil, que contém um clima frio, para o Nordeste, que por sua vez possui um clima quente e seco. Estas alterações vão desde a temperatura local até o tipo de solo e relevo.
Comparativo de clima entre as regiões Sul e Nordeste do Brasil
Fontes:http://not1.xpg.uol.com.br/,http://www.vibreleve.com/

O clima além de afetar o ser humano de forma “indireta”, ele afeta a Natureza de forma mais eficaz, a flora local pode ser um exemplo, já que o clima irá afetar os vários fatores que fazem a flora desenvolver, como por exemplo, o nível de água subterrânea, a temperatura e etc.Como demonstrada na imagem abaixo:
 
Comparativo da Flora Nordestina e dos Campos Sulinos
Fontes:http://meioambiente.culturamix.com/,http://www.invivo.fiocruz.br/
As altitudes em conjunto com as massas de ar também podem influenciar o clima, como por exemplo, o Monte Everest, que é onde existe pouca incidência de oxigênio devido as grandes altitudes, sendo assim quanto mais alto você for, mais frio estará.
Monte Everest, Fonte:http://cdn.misteriosdomundo.org/.


Por fim, podemos dizer que o clima é um fator indispensável na vida do ser humano e da Natureza, pois sempre irá gerar uma relação de interdependência em ambas as partes, como no caso da passagem que irá necessitar da fauna, flora, temperatura local e outros fatores, para que ela se torne o que ela é.
Fontes:ALBUQUERQUE, M. M., BIGOTTO, J. F., & VITIELLO, M. A. (2010). Geografia: Sociedade e Cotidiano. São Paulo: Escala educacional s/a.

Fisiografia Brasileira

FISIOGRAFIA BRASILEIRA


O Brasil, como todos já abem, é um dos países com uma das maiores abrangências territoriais mundiais, sendo parte deste território inferior que 900m. Devido ao seu longo tempo de formação e aos seus agentes erosivos. E já devido ao seu vasto território, ele precisou de 3 principais classificações sobre o seu relevo total.
Alguns fatores para explicar ao fato de que o Brasil possui 97% do seu território inferior a 900m é o fato de que o Brasil possui um longo tempo exposto aos agentes internos e externos, como a água e o vento. Mas isto não quer dizer que o Brasil não possua relevos maiores que 900 metros, um exemplo disto é o Pico da Neblina, o local mais alto do Brasil com 2.993,78m e em logo em seguida vem o Pico 31 de Março, com 2.972m.
No Brasil, teve Três grandes classificações de sua Fisiografia, estas foram:
-Aroldo Azevedo: O mais antigo, ele considerava apenas Planaltos e Planícies;
-Aziz: Década de 60; Como o antecessor, considerava apenas Planaltos e Planícies;
-Jurandyr Ross: Década de 90, considerava os Planaltos, Depressões e as Planícies.
Por fim, o solo brasileiro é formado por solos cristalinos (36%) e sedimentares (64%).

Fonte:Albuquerque, M. M., Bigotto, J. F., & Vitiello, M. A. (2010). Geografia: Sociedade e Cotidiano. São Paulo: Escala educacional s/a.

Abalos Sísmicos: Afetando Vidas

ABALOS SÍSMICOS

Casa destruída em uma área próxima da cidade de Tokyo, Japão.
Desde o início dos tempos, o mundo foi se dividindo e causando falhas na superfície terrestre. Estas falhas quando se chocam causam um tremor forte que acabam criando os abalos sísmicos, estes abalos por sua vez acabam criando terremotos que causam catástrofes, que podem ser mais perceptíveis no continente asiático.
O abalo sísmico ou terremoto é um tremor da superfície terrestre produzido por forças naturais ou artificiais situadas no interior da crosta terrestre ou de profundidades variáveis. Existem dois tipos de abalos sísmicos: Os naturais e os induzidos.
Os naturais são aqueles que são criados por forças naturais, como por exemplo, o choque das placas tectônicas, que por sua vez causam a maioria dos acidentes no continente asiático. Os induzidos por sua vez, são aqueles abalos que são criados a partir de uma força não natural, como uma erupção ou a ação humana.
Efeitos de um Abalo Sísmico Natural.

Por fim, algumas consequências são os famosos deslizamentos de terras, os tsunamis e a ruptura de novas falhas na Terra. Que por sua vez, pode trazer várias mortes consigo, como nos desastres que ocorreram no Japão, e que ainda ocorrem.
Cenas de casas destruídas em decorrência de um Abalo Sísmico.

Paisagem: Diferenças Conceituais

PAISAGEM

Fonte:http://likefotos.com/
No mundo como um todo, pensamos que uma paisagem seria um recorte de uma imagem de um campo belo, limpo e ensolarado, já que muitas pessoas consideram algo uma paisagem por meio da visão. Mas a paisagem, segundo a Geografia é: Uma extensão de território que o olhar alcança num lance, ou seja, qualquer recorte de imagem pode ser uma paisagem, sendo ela humanizada ou natural.
Uma paisagem natural seria uma paisagem que não foi modificada diretamente pelo ser humano, como por exemplo, uma floresta.
Exemplo de um tipo de paisagem natural sem a intervenção direta do ser humano

Já uma paisagem humanizada, seria aquela que já está sendo “ocupada” pelos seres humanos, mesmo possuindo alguns espécimes arbóreos, como por exemplo, uma cidade ou vila.
Exemplo de paisagem cultural, uma cidade construída a partir da alteração do meio
Fonte:http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/conceito-paisagem.htm

Principais conceitos da Geografia

Principais conceitos da Geografia

Fonte:http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/
A Geografia, como alguns sabem, é uma área científica que estuda a Terra e suas relações humanas, biológicas e físicas, como um todo. Nas quais ela abrange várias questões como principalmente o espaço geográfico. Alguns temas que a Geografia também aborda são o Lugar, a Paisagem, Região, Território e etc.

Os principais conceitos destes temas:

-Lugar: Está vinculada ao sentido de uma análise mais profunda da realidade.
-Paisagem: Praticamente associada a “Aquilo que a visão pode alcançar.”.
-Região: É uma área do espaço mais ou menos delimitada.
-Território: é uma área maior, basicamente delimitada por fronteiras.

Fontes:Albuquerque, M. M., Bigotto, J. F., & Vitiello, M. A. (2010). Geografia: Sociedade e Cotidiano. São Paulo: Escala educacional s/a.
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial
Copyright © GEOGRAFIA EM FOCO | Suporte: Mais Template